Este Vinho Licoroso de Qualidade Produzido em Região Determinada (VLQPRD) vem do Pico, uma das ilhas dos Açores, uma ilha vulcânica dominada pelo monte de 2351m de altura que lhe dá nome, e onde a casta Verdelho é plantada desde o século XVI, trazida por monges franciscanos. As uvas são plantadas em encostas íngremes, em fendas no solo conhecido como lajido, composto de basalto petrificado, protegidas por um 'labirinto' de muros de 1m de altura feitos de pedras soltas, que servem tanto para proteger do vento quanto armazenar o calor do sol que, liberado à noite, cria um efeito de estufa, gerando baixa amplitude térmica para as uvas, potencializando o teor de açúcar do fruto, em detrimento da sua acidez.A paisagem formada pelos muros na encosta da montanha foi classificada em 2004 pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Um espaço onde relato minhas experiências no mundo dos vinhos.
E eventualmente, também experiências relativas a outras bebidas.
28 de outubro de 2012
23 de outubro de 2012
Muga 2011: rosé, ou clarete?
En La Rioja se conoce como clarete al vino elaborado (...) a partir de mostos de variedades blancas, viura fundamentalmente y malvasía, con un porcentaje menor de garnacha tinta, que inician la fermentación y, sobre todo, maceran en contacto con el grano entero (...) en torno a 24 horas, dando lugar a vinos jóvenes con un poco de aguja, frescos y afrutados, cuyo color es intermedio entre el rosado y el blanco.
Miguel Ibáñez Rodríguez - La Comunicación Vitivinícola: Vino, Lengua y Traducción
20 de outubro de 2012
Anna de Codorníu Rosé
Conheci a Anna de Codorníu branca em um evento promocional sobre o qual escrevi aqui. Mas em minha recente viagem à Espanha, conheci a outra Anna, que não costuma vir ao Brasil. É a Anna de Codorníu Rosé, feita majoritariamente de Pinot Noir, em oposição à outra, que é majoritariamente Chardonnay. Esta rosée, como seria normal supor, é mais parecida com o Codorníu Pinot Noir, do que com sua irmã homônima. Com cor cereja de intensidade média, acidez marcante, perlage fina, e aroma distinto de morangos frescos.
13 de outubro de 2012
Crios Rosé de Malbec
Este fim de semana, aniversário da minha mãe, passei no sítio dos meus pais. Meu pai estava com uma garrafa do vinho Crios Rosé de Malbec, do ano de 2008, e estava curioso para prová-lo.
No sábado, com alguns convidados, meus pais prepararam um churrasco. A grande maioria das pessoas era mais adepta da cerveja, mas uma das convidadas, mais apreciadora de vinhos, me deu a desculpa que eu precisava para abrir o Crios.
No sábado, com alguns convidados, meus pais prepararam um churrasco. A grande maioria das pessoas era mais adepta da cerveja, mas uma das convidadas, mais apreciadora de vinhos, me deu a desculpa que eu precisava para abrir o Crios.
Assinar:
Postagens (Atom)