29 de março de 2013

Es Saadi Guerrouane Gris de Gris


Não é todo dia que encontramos um vinho do Marrocos na prateleira. E ao ver este rosé com uma delicada cor de pêssego, fiquei tentado a prová-lo. Ele se chamava Es Saadi Gris de Gris, sem indicação de safra, da Appelation d'Origine Garantie Guerrouane. Aumentou a minha curiosidade a expressão 'Gris de Gris' (cinza de cinza), que eu nunca havia visto antes, mas que remetia a um vinho rosé feito de uvas rosadas, como a Pinot Gris, ou Grenache Gris, isto é, variantes de uma uva tinta que têm muito pouca matéria corante. Custando apenas €3,20, resolvi levá-lo.

6 de março de 2013

Auchentoshan


Em minha viagem pela Irlanda, aproveitei para conhecer tudo o que há de whiskeys irlandeses (veja aqui). Mas na Escócia não é assim tão fácil, pois o país possui uma infinidade de destilarias e marcas diferentes. Além disso, minha passagem pelo país foi bem mais curta, e por isso, só tive tempo de visitar uma destilaria: a Auchentoshan (pronuncia-se 'ó-can-tó-chan'). É a destilaria mais próxima da cidade de Glasgow, e pode-se chegar até ela com ônibus municipal. Tomamos o ônibus 66, e depois de mais de 1h30, chegamos ao ponto final, a menos de 10 minutos da destilaria.

Ela fica nas Lowlands, no sul do país, região de whiskies tradicionalmente mais suaves, menos ou nada defumados. Hoje pertence ao grupo Santori, do Japão, junto a outras 2 destilarias escocesas: Bowmore - a mais conhecida - da ilha de Islay, e Glen Garioch, nas Highlands.