O vinho que atraiu a atenção veio de seu fornecedor argentino, a Bodega Garavaglia, pequena vinícola familiar de Mendoza. O vinho se chama Invasor 2009, e o motivo que atraiu tanto a atenção foi uma variedade bastante rara que faz parte de seu blend: Aspirant Bouschet. A Alicante Bouschet é bastante conhecida em Portugal, mas essa Aspirant, eu nunca tinha ouvido falar - e provavelmente, ninguém na feira.
Pesquisando posteriormente, descobri que as duas variedades são "irmãs", ambas produzidas em laboratório pelo pesquisador francês Henri Bouschet, especialista em cruzamentos para desenvolvimento de novas variedades. Assim como a Alicante, a Aspirant Bouschet também é tintureira, isto é, possui polpa com pigmentação de cor.
O Invasor 2009, leva 70% de Malbec, e 30% de Aspirant Bouschet. Posso dizer que é um vinho pra se aerar. E põe aerar nisso. É denso, com cor violeta densa, bom corpo e aroma um pouco fechado. Senti frutas maduras, e um tostado da passagem por barrica (14 meses), mas não identifiquei o gengibre e mentolado que me foi prometido. Acho que era até difícil apreciá-lo na feira, em pé, após provar tantos outros vinhos. Esse é o tipo de vinho que precisa de tempo para se abrir plenamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.