Ele foi produzido pelo Domaine Franck Besson, que acumula uma série de fatores positivos que fazem jus à qualidade dos seus produtos:
- as vinhas têm média de idade de 60 anos;
- estão plantadas em encostas sobre solos de granito rosa, que seriam responsáveis pela pronunciada mineralidade do espumante;
- os vinhedos têm densidade de 10 mil pés por hectare;
- a colheita é 100% manual;
- o domínio está em processo de conversão para cultivo orgânico, desde 2010.
Logo ao despejar o espumante na taça, ele já me ganhou pela cor: um delicado rosado clarinho, que evoca o granito rosa da propriedade. Exibe um aroma bem frutado, levemente adocicado (pense em morangos com suspiros), e com um toque das leveduras. Muito saboroso, com uma doçura pronunciada para um brut (o que me agradou), e um final mineral, levemente salobro. É viciante, convidando a um gole após o outro, mas se pararmos para apreciá-lo, tem um retrogosto longo, muito agradável. Recomendo fortemente.
O Rose Granit Brut 2010 é mais um dos vinhos que recebi pelo clube de vinhos Winelands.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.