Um espaço onde relato minhas experiências no mundo dos vinhos.
E eventualmente, também experiências relativas a outras bebidas.
24 de dezembro de 2013
Cave Geisse Brut 2011
Eu já tinha lido diversas vezes que o chileno Mario Geisse era um dos melhores produtores de espumante do Brasil. Porém, não é fácil encontrar seus espumantes em Campinas. Para minha grata surpresa, o clube de vinho Winelands distribuiu um de seus rótulos no mês de outubro, e me permitiu finalmente provar um de seus vinhos.
O Cave Geisse Brut 2011 é um espumante safrado, feito pelo método tradicional, com 24 meses de maturação. O processo de finalização do espumante, em que as borras são retiradas, o licor de expedição é adicionado, e a garrafa é finalmente tampada com a rolha definitiva - o dégorgement - ocorreu este ano - como atesta o rótulo - e provavelmente, no segundo semestre do ano. Ele contém 8g/L de açúcar e 12,5% de álcool.
No início do mês, eu levei uma garrafa para ser apreciada em um jantar da minha confraria, onde foi muito elogiado. Mas também foi apreciado nestes dias de festas, como aperitivo. Seu aroma, que evoca das frutas secas ao mel, lhe dá uma sensação de doçura, deixando-o muito agradável. Tem cor amarelo-palha, bolhas muito pequenas e boa acidez. Espumante deveras agradável, para ser tomado jovem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.