Vamos ao preparo. A medida usada de "um copo" se refere a um copo de requeijão meio cheio - com dois dedos abaixo da borda. Para um quilo de peixe, prepara-se um caldo composto de um copo de azeite, um copo de água e um copo de vinagre (usamos de vinho branco, mas poderia ser de maçã, ou de vinho tinto). Mistura-se o sal no caldo - colocamos uma colher de sopa.
Em seguida, coloca-se a sardinha na panela de pressão, em camadas alternadas com tomates fatiados e alho picado (3 dentes). Começa com uma camada de tomates, depois uma de peixe, e por aí vai. No final, cobre tudo com o caldo. Se não cobrir todo o peixe, complete com mais água e vinagre, em partes iguais. Em seguida, é só fechar a panela, e deixar cozinhar sob pressão por 1 hora, ou mais.
Escabeche harmoniza com Vinho Verde
Não demorou para surgir a oportunidade de tomar um dos novos Vinhos Verdes que chegaram ao mercado. Escolhi o Eira dos Mouros 2012, que eu não conhecia. Ele é produzido pela Quinta dos Carapeços, um pequeno produtor, que já conheço desde 2012, mas só agora conseguiu importação ao Brasil. Eu não conhecia este rótulo especificamente, mas pela reputação, resolvi provar. Além disso, tem menos de 4g/L de açúcar residual, e 11,5% de teor alcoólico.Vinho leve, seco, bastante agulha, aromas de frutas de polpa branca (maçã verde e pêra). Ficou bom demais com o escabeche: a garrafa foi embora rapidinho. Só achei estranho não sentir aquela acidez pungente no vinho, mas conclui que o motivo era a acidez do escabeche. Também não ficou devendo.
Vinho e harmonização aprovados. Mas provamos o escabeche com outro Vinho Verde: Escabeche de sardinha com Vinho Verde: Adega Ponte de Lima Loureiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.