Menu

18 de abril de 2014

Rosé da Provence La Matelote 2012

Feriado no sítio dos meus pais, noite agradável, dessas que trazem um brisa fresca após um dia de sol. A noite foi embalada por música de jukebox e partidas de sinuca. Para comer, começamos com antepastos de berinjela e queijo camembert, aos quais veio se juntar uma torta de ricota, presunto e alho-poró recém saída do forno. Estava formado o ambiente perfeito para abrir um vinho leve e refrescante, como a noite. O escolhido veio da Provence, e se chama La Matelote 2012.


Eu o havia provado em uma degustação promovida pela Excelência Vinhos e a importadora Vínica. Como de costume com a Vínica, o vinho é ótimo, e o preço é muito competitivo. É difícil achar vinhos da Provence por menos de R$80, e esse custa apenas R$49, na loja da Excelência Vinhos.


O produtor se chama Domaine Dupuy de Lôme, e se localiza dentro da área demarcada de Bandol, e portanto, também produz vinhos da DOC Bandol (este vinho não é DOC, é IGP Mont Caume). Na ocasião da degustação, perguntei à Paula, proprietária da importadora, porque ela havia optado por trazer apenas o vinho IGP. Ela me confidenciou que não apenas os vinhos de Bandol custariam o dobro (só por estampar o nome), como o IGP é também mais saboroso, mais agradável. E este ano, junto da safra 2013, pretende trazer o tinto, também o IGP. Bom, barato, e segundo ela, melhor à mesa.

O rosé tem a cor 'casca de cebola', elegante como um bom Provence. Exala aromas cítricos de laranja e tangerina, além de um final com morangos bem demarcados. É fresco, leve, seco, e acompanhou muito bem os antepastos de berinjela, o queijo e a torta.

2 comentários:

  1. Bom dia, como eu vou saber a safra desse vinho? Reparei que no rotulo dele não vem dizendo o ano da safra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      algumas vezes, em rótulos estrangeiros, a safra consta no contra-rótulo.

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.