Estava ansioso para provar o
Amalia Brut, mas não encontrava o momento. Cansado de esperar, fiz do vinho a ocasião, e o abri para tomá-lo à noite, sem acompanhamentos, na companhia apenas da Thais.
Espumante grego feito 100% com a uva
Moscofilero, feito pelo método tradicional, amadurecendo 6 meses sobre as borras, era de se esperar um vinho fresco, muito aromático, e com um corpo médio. É bem isso que eu encontrei na taça, um espumante de cor citrina bem jovial, muito aromático, remetendo a calda de abacaxi, flores, e pão doce, com intensa
perlage, muito volume de boca, que chegava a ser quase mastigável, mas com uma acidez brutal. As notas de leveduras, eu nem esperava, mas estavam bem evidentes.
O perfil aromático e sua persistência são apaixonantes. Infelizmente, sua acidez é tão grande, que a Thais o rejeitou. Por isso, creio que talvez devesse tê-lo guardado por mais tempo. Creio que ele agüenta alguns anos de guarda, tempo em que diminuirá a acidez, e os aromas de pão devem se intensificar.
Tselepos
O espumante é produzido pela
Tselepos, na região de Arcádia, no centro da península do Peloponeso. O proprietário Giannis Tselepos, originário do Chipre, estudou enologia em Dijon, na França, e trabalhou por dois anos em vinícolas da Borgonha. Em 1981 se mudou para a região da Arcádia, e em 1989 fundou sua própria vinícola. Ela possui 30ha em um vale a 700 metros de altitude, em média, que corresponde à Denominação de Origem
Mantinia, especializada na uva
Moscofilero. Também possui 6ha em
Nemea, onde trabalha com
Agiorgitiko, e alguns hectares em outras áreas do Peloponeso, onde cultiva variedades internacionais. Mas seu melhor
terroir é o de
Mantinia, com a uva
Moscofilero. Possui 3 rótulos com essa uva, incluindo o espumante Amalia, que tem o nome em homenagem a sua mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.