Um espaço onde relato minhas experiências no mundo dos vinhos.
E eventualmente, também experiências relativas a outras bebidas.
9 de junho de 2014
Condado Real Branco 2012, um vinho de supermercado
O vinho de hoje foi inspirado em uma iniciativa muito interessante de dois blogs de vinho. As amigas Jane, do Château de Jane, e Evelyn, do Taças e Rolhas, publicam em paralelo, uma vez por mês, suas impressões sobre algum vinho comprado em supermercado, por menos de R$30,00. A intenção é popularizar o consumo de vinho, ao divulgar vinhos mais acessíveis.
Motivado pela idéia delas, encontrei esse, no supermercado Dalben, em Campinas, por R$29,90: Condado Real Branco 2012. Produzido pelas Bodegas Avelino Vegas, da região de Castilla y León, que inclui a denominação de origem Rueda.
O corte Verdejo-Viura é um clássico em Castilla y León. A variedade Verdejo é tradicional da região de Rueda, e faz vinhos muito interessantes, saborosos, com boa acidez, e um toque herbáceo interessante, associado a um pequeno amargor. Neste vinho, ela foi colocada em um corte com Viura, uma das uvas brancas mais comuns de toda a Espanha.
Vinho predominantemente fresco, mas com alguma estrutura aportada pela Viura. Acidez que faz salivar, e chama o próximo gole, corpo médio, leve no álcool (12%), média persistência aromática, carregada de abacaxi, pêssego e maracujá. Não foi perceptível o caráter herbáceo da Verdejo, mas gostei muito, e pelo preço, vale muito a pena.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.