16 de junho de 2014

Sobre vinhos na Provence: prólogo

A Provence, no sudeste da França, junto à Côte d'Azur, é uma região vinícola singular. É das poucas regiões do mundo onde o vinho rosé é o principal. É a região que produz maior volume de rosés no mundo, é a região com os rosés mais conceituados, é referência em estilo de vinhos rosés elegantes, secos, com cores bem claras.


Não existe um departamento ou sub-região oficialmente delimitado que corresponda à Provence. O que é conhecido por Provence se localiza no departamento de Provence-Alpes-Côte-d'Azur. Como região cultural, ela se estende do rio Ródano (Rhône) até a fronteira italiana, de leste a oeste, e entre os pré-Alpes e a Côte d'Azur, de norte a sul.

A região é famosa pelos aromas, cores, e sabores. Campos de lavanda colorem a paisagem de roxo e deixam o seu perfume no ar; na comida, ervas, alho e muito azeite temperam um mosaico de cores de vegetais frescos, como tomates, abobrinhas, berinjelas, brócolis... some-se a isso queijos, caças, frutos do mar e muito vinho, afinal, estamos na França, e perto do mar.

Commons Wikimedia

Os vinhos rosés correspondem a mais de 80% da produção. Talvez mais do que em qualquer outra região da França, os vinhos de corte são regra. Vinhos de uma única uva são raríssimos. Por outro lado, mesmo que haja mais do que 40 variedades de uvas (tintas) autorizadas, a maioria dos vinhos é feita apenas com (algumas) das 5 principais: Syrah, Grenache, Cinsault, Mourvèdre e em menor escala, Carignan.


Mas existem algumas gloriosas exceções. Existem pequenas denominações de origem que fogem do padrão. Por exemplo, na cidade de Cassis, os brancos são os vinhos mais importantes, e correspondem a 70% da produção. Por outro lado, a apelação Les Baux de Provence, no extremo oeste, não inclui vinhos brancos, e os tintos correspondem a 80% da produção. Já nos arredores de Nice, tintos e rosés são feitos com duas variedades de uvas exclusivas, só utilizadas ali, chamadas Braquet e Folle Noire.

Nesta e nas próximas semanas, estarei passeando pela Provence, provando a culinária local e seus vinhos; visitando produtores e tirando muitas fotos, e contando minhas experiências aqui no blog. Acompanhe a série pelo marcador Sobre vinhos na Provence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.