6 de dezembro de 2014

Salada de bacalhau com um Albariño

Mais uma noite quente, vai bem com uma salada de bacalhau e um vinho refrescante. A salada foi composta de cenouras cozidas e cogumelos - refogados com bastante alho e salsinha, batatinhas do tipo coquetel assadas, e lombinho de bacalhau desfiado. Tudo foi misturado e deixado esfriar. Depois de frio, foram adicionados mais salsinha fresca picada, azeite extra-virgem que trouxemos da Provence, e limão.


Foi uma noite ideal para abrirmos uma garrafa do Pionero Maccerato 2011. Eu já havia comentado de passagem a respeito deste vinho, mas não tinha lhe dedicado um texto que lhe fizesse jus. Ele foi distribuído pela Sociedade da Mesa, ainda no primeiro semestre do ano passado. Eu gostei tanto, que encomendei mais, várias vezes.

Ele vem da D.O. Rías Baixas, na Galícia, a parte da Espanha que faz fronteira com o Minho, no norte de Portugal. Em Rías Baixas, a estrela é a casta Albariño, que é chamada de Alvarinho, em Portugal, e é a estrela dos vinhos de Monção e Melgaço. É um uva de muita expressão, com muita qualidade em todos os aspectos: estrutura, acidez, açúcar, e aromas. É uma das variedades de uva de melhor qualidade do mundo, que quando cultivadas nos terroirs corretos, podem ser utilizadas na forma varietal para gerar grandes vinhos.

O vinho é produzido pela Viña Almirante, uma propriedade de 35ha, que só produz vinhos de Albariño. Chama-se Maccerato porque foi colocado em maceração pré-fermentativa - isto é, foi deixado em contato com a casca - em baixas temperaturas, por 8 horas. Como o leitor já deve saber, normalmente, o vinho branco não fica em contato com as cascas, diferente do vinho tinto. Mas neste caso, o produtor optou por fazer essa maceração, em baixas temperaturas, para dar ao vinho ainda mais estrutura, mais substrato sólido, e mais compostos aromáticos.


Sua cor dourada brilhante anuncia sua estrutura. Seu aroma ainda é jovial, com destaque para frutas de caroço, como pêssego e nectarina. Tem muito volume, e se prestar atenção, é possível perceber taninos, bem suaves. Mas a bela acidez é o destaque, tornando-o um vinho refrescante, mesmo com toda sua estrutura. É uma ótima companhia para qualquer prato de bacalhau, e não foi diferente com esta salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.