O Crane White Colombar 2014 é um vinho diferente. Primeiro, ele tem apenas 11% de álcool, e isso chega a ser um alívio, dado a grande quantidade de vinhos bombados por aí. Segundo, é feito de uma variedade francesa que, apesar de ser muito cultivada no pais, é pouco conhecida. Isso porque a Colombard (na África do Sul, normalmente referida como Colombar), é utilizada principalmente para a produção dos famosos Cognac e Armagnac. Além de destilados, ela também é usada na produção de vinhos brancos da Gasconha, no sudoeste da França, normalmente em corte. É raro encontrar um monovarietal desta uva.
Goedverwacht
A Goedverwacht (pronuncia-se rut-fer-vart) se localiza no distrito de Robertson, na África do Sul. Ela pertence a Jan du Toit e sua esposa Marie. A história da empresa começou nas mãos do pai de Jan, que comprou 3 propriedades, nos anos 1960, que totalizaram 70ha. Após a morte do pai, Jan comprou outras propriedades locais, aumentando o tamanho total da propriedade para 220ha, sendo 152ha de vinhas, e 70ha para a produção de derivados de leite.O distrito de Robertson é reconhecido pelo sistema de classificação Wines of Origin da África do Sul. Localizada dentro da região de Breede River Valley, encontra-se atrás de cadeias de montanhas que protegem o vale da influência dos oceanos. É portanto uma região de verões quentes e pouca chuva, necessitando irrigação freqüente para a produção de vinhos. À noite, ventos da montanha amenizam o calor, favorecendo uma maturação adequada.
Crane White Colombar
A Colombard é a variedade com maior área cultivada da propriedade, num total de 31ha. As vinhas têm 10 anos de idade, e a colheita ocorre no mês de janeiro, no início da manhã, quando o clima é mais fresco, para não prejudicar as uvas. Na adega, elas sofrem prensagem leve, para quebrar as cascas, e apenas o suco que escorre desta quebra é utilizado. Este primeiro suco a escorrer das uvas é muito mais transparente, e o vinho feito dele é chamado vinho de gota. Após a fermentação, o vinho é imediatamente filtrado, estabilizado e engarrafado.Como é um vinho de gota, ele apresenta uma cor amarelo-verdeal de muito baixa intensidade. Também tem corpo levíssimo, com acidez na medida e apenas 11% de álcool, mas com muito sabor, franco, frutado. É simples, ideal ser apreciado bem frio à beira da piscina, ou na varanda observando o pôr-do-sol, e quando menos perceber, a garrafa terá acabado e você vai querer abrir outra.
Ele foi importado pela Winelands, e está na lista dos vinhos do mês do clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.