Detalhe da fachada do prédio da prefeitura de Riga |
Quando fiz um mochilão pela Europa, há muitos anos, uma das poucas coisas que trouxe na mochila foi uma garrafa do Bálsamo Negro de Riga. Este bálsamo é uma bebida alcoólica (45% a.b.v.), que entra na categoria de bitters, isto é, licores muito amargos, mais indicados para a confecção de coquetéis do que bebidos puros. É a bebida mais tradicional da Letônia, não porque seja a mais consumida, mas porque é original de lá, é produzida lá. É autenticamente letã. Não é difícil encontrá-la: em qualquer loja de artigos para turista, poderá encontrar uma garrafa para levar de lembrança; e em qualquer café ou bar haverá no cardápio alguns coquetéis elaborados com o bálsamo.
Coquetel de bálsamo com suco de blackberry |
Este bálsamo, assim como outros bitters, foi criado como um remédio, por um farmacêutico da cidade de Riga, em 1752. Um bálsamo, no sentido de medicamento, é um remédio feito a partir da maceração de diferentes folhas, flores, raízes, etc. em álcool, para extrair as propriedades ativas dessas plantas. O próprio álcool, além de uma substância que ajuda a extrair esses óleos aromáticos, também era tradicionalmente considerado uma substância com propriedades medicinais. Por isso, muitas bebidas alcoólicas foram criadas no passado com o intuito de servir de remédio. Ao Rīgas Melnais Balzams (o bálsamo negro de Riga) ainda lhe são atribuídos poderes de cura para resfriados e problemas digestivos.
Eu não o trouxe porque adorei a bebida. Aliás, ela é muito, muito amarga. Os coquetéis que provei, na minha opinião, levavam bálsamo demais, e ficavam igualmente muito amargos. Eu o trouxe porque é diferente, porque eu não sabia se algum dia eu voltaria lá, porque a garrafinha de cerâmica é muito charmosa, e porque o cheiro é muito bom. Ainda hoje, tenho um pouco dele. Quando estou com visitas, e comento que um vinho tem aroma balsâmico, vez ou outra algum amigo ou conhecido não sabe identificar o que é. Daí, eu vou ao armário e tiro a garrafinha de cerâmica, e dou-lhe a cheirar. Todos se encantam pelo cheiro. Mas quando provam...
Desde 1900, o Rīgas Melnais Balzams é produzido pela destilaria Latvijas Balsams, localizada em Riga. De acordo com o produtor, é produzido a partir de 24 ingredientes naturais, que ficam macerando em vodka pura dentro de barris de carvalho. A título de curiosidade, a destilaria Latvijas Balsams também é responsável pela produção da vodka Stolichnaya. Mas não creio que seja a Stolichnaya que utilizam para produzir o bálsamo. De qualquer maneira, esta garrafinha já ajudou muita gente a entender o que é aroma balsâmico.
Boa noite, gostaria de saber se esse licor tem validade para ser apreciado, tenho uma garrafa lacrada de 2013 e quero experimentar, porém tenho dúvidas quanto ao tempo para ainda poder ser consumido.
ResponderExcluirGrata
Boa noite, e peço desculpas pela demora em responder.
ExcluirEle não tem uma data de validade, e tendo alto teor alcoólico, se mantém por muito tempo. A minha garrafinha é de 2008, portanto a de 2013 ainda deve estar em plenas condições.