Em maio deste ano, viajei à Inglaterra com meus pais, para visitar meu irmão, que estava fazendo um intercâmbio. Na volta, a passagem na loja do Free Shop aqui no Brasil tinha como único objetivo comprar algumas poucas encomendas, nada para mim. Uma delas era uma garrafa do whisky Royal Salute 21 anos.
Um espaço onde relato minhas experiências no mundo dos vinhos.
E eventualmente, também experiências relativas a outras bebidas.
31 de agosto de 2016
27 de agosto de 2016
Arroz de pato com vinho tinto
Inspirada no arroz de pato que comemos na casa de amigos no mês passado (que eu comentei aqui), Thais ficou com vontade de fazer em casa. Ela pegou a receita com nossos amigos, deu uma pesquisada, modificou um pouco, e fez a sua versão.
Querciolaia 2007 Maremma Toscana
Eu ganhei este vinho de presente de aniversário, e logo surgiu uma ocasião em que ele foi o escolhido: acompanhar um arroz de pato feito pela Thais. Escrevi a respeito da harmonização no texto anterior (clique aqui para ler), mas senti a necessidade de dedicar um texto exclusivo ao vinho.
21 de agosto de 2016
Maestro Sierra Jerez Fino
Uma vez, comentando sobre vinhos de Jerez, mencionei em um grupo de amigos de que não gostei da harmonização entre Jerez Fino e presunto cru; que o presunto anula os sabores interessantes do vinho, e ressalta o álcool e o sal. Diante de tamanha 'heresia', um desses amigos resolveu providenciar uma ocasião para provarmos o autêntico jamón ibérico de bellota - que no Brasil conhecemos mais por presunto de pata negra - ao lado de um bom Fino.
14 de agosto de 2016
Um branco suíço para o Dia Nacional da Suíça
Primeiro de agosto* é um dia especial. É o Dia Nacional da Suíça, o dia em que se celebra a formação da Confederação Helvética, ou seja, a formação do país. Como era uma segunda-feira, decidimos celebrar em casa mesmo, com umas comidinhas e um vinho. Thais havia comprado um queijo brie, pão, umas fatias de atum defumado, além dos ingredientes para fazer um babaganoush. Somando-se a isso, já tínhamos uma geléia de abacaxi com pimenta, que ela tinha feito no fim de semana. Com isso, montamos nosso banquete do Dia Nacional Suíço.
6 de agosto de 2016
O mítico Buçaco Branco
Como grande apreciador de vinhos portugueses, tinha entre as minhas frustrações o de ainda não ter tido a oportunidade de provar um dos vinhos do Bussaco. Isso, até pouco tempo atrás, em um encontro de uma das minhas confrarias. O tema era Vinhos Brancos de Portugal, e um dos confrades sugeriu: por quê não colocamos um Buçaco? É possível encontrá-lo na Mistral. E assim, o responsável pela organização do encontro foi até a loja física da importadora, lá em São Paulo, para comprar o vinho. No nosso caso, o Buçaco Branco Reservado 2003.
3 de agosto de 2016
Partal 2005
Mesmo associado à categoria básica da Sociedade da Mesa, vez ou outra me senti tentado por algum dos vinhos da Seleção Grandes Vinhos - uma categoria superior, trimestral, de vinhos mais caros. O Partal 2005 foi um desses vinhos, que pedi, e não me arrependi.
Assinar:
Postagens (Atom)