Não é possível que exista vinho mais perfeito para acompanhar sobremesas a base de chocolate. Ele tem cheiro e gosto de chocolate em pó!
Um espaço onde relato minhas experiências no mundo dos vinhos.
E eventualmente, também experiências relativas a outras bebidas.
27 de setembro de 2016
20 de setembro de 2016
Enira Reserva 2007
Após o fim da União Soviética, a indústria vinícola da Bulgária passou por uma grave recessão. Se na época da Cortina de Ferro, o país foi escolhido como o principal fornecedor de vinhos do bloco soviético - e chegou à posição de segundo maior produtor de vinhos do mundo (atrás apenas da França) - após 1990, a produção vinícola entrou em uma grave crise. Em primeiro lugar, as prioridades mudaram. Se antes, recebiam de outros países alimentos em troca de vinho, com o desmantelamento do bloco comunista, a prioridade passou a ser produzir alimento localmente. As terras foram privatizadas, divididas em pequenas parcelas, dadas a agricultores; e milhares de hectares de vinhas foram arrancadas, e substituídas por culturas de grãos e de batatas. Além disso, a produção remanescente passou a focar apenas na produtividade: os viticultores queriam produzir mais uvas, pois vendiam por peso; e as vinícolas também não se importavam com a qualidade das uvas, apenas queriam produzir o máximo de vinho possível. A qualidade caiu drasticamente, e junto, caiu o interesse de mercados estrangeiros, que foram grandes importadores de vinho búlgaro.
16 de setembro de 2016
Kerner Abazzia di Novacella 2012
No mês de agosto, recebi um cupom de desconto da Evino, e resolvi comprar algumas garrafas. Dentre os vinhos disponíveis no dia, um dos que me chamou a atenção foi o Kerner Abbazia di Novacella 2012, um vinho feito de uma uva alemã - a Kerner - na Itália, nos Alpes Italianos. Com o desconto do cupom, cada garrafa saiu por R$63, que me pareceu um preço razoável para se arriscar, e que no final se mostrou um belo preço para um ótimo vinho.
13 de setembro de 2016
Cachaça Santa Rosa X anos
Um brinde ao dia nacional da cachaça!
No início do ano passado, estava eu de passagem por BH, quando da ocasião do aniversário de um amigo do meu pai. Para marcar a data, ele chamou familiares e amigos mais próximos, para um churrasco, e tomar uma cerveja. E nós, certamente, fomos lá prestigiá-lo. Sabendo que somos apreciadores de boas bebidas, o pessoal da casa nos apresentou algo especial: uma Cachaça Santa Rosa X anos. Os familiares, que já tinham provado antes, a enalteciam sua maciez, seu sabor diferente de qualquer outra que já haviam tomado. O irmão do aniversariante chegou a dizer que o gosto era familiar, mas ele só não conseguia associar com o quê. Quando eu cheirei a cachaça, disse "lembra whisky". É isso! Ao serem lembrados, todos imediatamente associaram o aroma de whisky na cachaça.
11 de setembro de 2016
Painshill Sparkling White Brut
Conforme eu havia comentado aqui no blog, em maio deste ano, fui à Inglaterra a passeio. E na medida do possível, aproveitei para tentar conhecer um pouco da produção de vinhos do país.
Vinhedos de Painshill Park |
7 de setembro de 2016
Trem doidimais, sô!
Certamente, faz tempo que conheço as cervejas da Bäcker; e com alguma freqüência, quando volto de BH, eu paro no quiosque deles, no aeroporto de Confins. No entanto, eu ainda não tinha ido ao bar anexo à cervejaria (que eles chamam de Templo Cervejeiro); e já não era de hoje que um primo meu falava que queria me levar lá. E dessa vez, finalmente rolou: fomos, eu, esse primo, e um de meus irmãos.
1 de setembro de 2016
Dr. Loosen Riesling Beerenauslese 2006
Apesar de ser um produtor alemão altamente conceituado, na primeira vez que tomei um vinho da Dr. Loosen - Dr L Riesling Trocken - ele tinha me desapontado. Quer dizer, não era ruim, mas eu esperava mais de um Riesling alemão de um produtor conceituado. Mas pudera, tratava-se do vinho mais básico da empresa, produzido com uvas compradas de outras propriedades.
Mas quando tratamos de um vinho de categoria superior, aí sim, a vinícola mostra a razão de sua fama. O Dr. Loosen Riesling Beerenauslese 2006 vem de vinhedos próprios do produtor, e recebe duas expressões que são garantia de qualidade, na Alemanha: Beerenauslese (ou BA) e VDP.
Mas quando tratamos de um vinho de categoria superior, aí sim, a vinícola mostra a razão de sua fama. O Dr. Loosen Riesling Beerenauslese 2006 vem de vinhedos próprios do produtor, e recebe duas expressões que são garantia de qualidade, na Alemanha: Beerenauslese (ou BA) e VDP.
Assinar:
Postagens (Atom)