Contextualizando
Para quem não conhece, Banyuls é uma denominação de origem localizada na fronteira entre a França e a Espanha. É uma DOP exclusiva de vinhos fortificados doces - chamados de Vin Doux Naturels - compostos majoritariamente de Grenache. Banyuls está localizada no litoral, e seus vinhedos estão plantados em terraços construídos sobre solos compostos de xisto, nas encostas da extremidade oriental dos Pirineus, de cara para o Mediterrâneo. O xisto retém o calor do sol, intensificando a maturação das uvas - ou, nas palavras de Chapoutier, cozinhando as mesmas, intensificando sua doçura [*].Michel Chapoutier é um grande nome da vinicultura francesa. Original do vale do Rhône, é provavelmente o mais importante produtor daquela região. E seu sucesso financeiro o levou a expandir sua atuação para o Roussillon, além de Austrália, Portugal e Estados Unidos. Entusiasta da agricultura biodinâmica, ele converte todas as propriedades que adquire.
Seu Banyuls é composto de 90% Grenache, com 10% Carignan. De estilo moderno (em Banyuls, chamado de rimage [*]), a fermentação ocorre em contato com as cascas, sendo interrompida com a adição de aguardente vínica. Essa fortificação ocorre em um momento mais avançado da fermentação, conservando menos açúcar que outros exemplares dessa DOC. O vinho ainda permanece por mais um período em contato com as cascas, para extrair mais taninos e aromas. Em seguida, ele estagia por 16 meses, em tanques inox, totalmente protegido de qualquer contato com o oxigênio (ambiente redutivo), para manter caráter predominantemente frutado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.