26 de abril de 2017

Campomaggio Chianti Classico Riserva 2010

No mês passado, comentei que a Sonoma voltou a operar oficialmente. Na minha primeira compra, além do branco da Sardenha que comentei naquele texto, comprei também o Campomaggio Chianti Classico Riserva 2010, por R$99,90.


A Tenuta di Campomaggio é uma propriedade datada do século XVIII, que hoje faz parte do grupo Castellani. Ela se extende por 27 hectares, dentro da área de Chianti Classico, e produz unicamente 3 vinhos, sendo este o topo de gama.

Ele é composto 100% de Sangiovese, a principal variedade da Toscana. A categoria Riserva obriga que ele amadureça por pelo menos 24 meses; e apesar de que as regras da região não exijam uso de madeira, este vinho passou todo esse em barricas de carvalho. No final, passou mais 3 meses em garrafa - este sim, um requerimento do Consorzio Vino Chianti Classico.

Com 7 anos, ele já demonstrava sinais da idade. Sua cor rubi mostrou reflexos granada e halo aquoso já evidente. Logo ao abrir a garrafa, o aroma tinha frutas negras, além de chá e folhas secas em geral - típico da Sangiovese. A madeira estava muito bem integrada, sem proeminência. Com uma pequena aeração, e à medida que o vinho foi chegando à temperatura correta (pois estava resfriado na adega), os aromas terciários, de bálsamo e licor, começaram a transparecer. Tinha corpo médio+, acidez adequada, taninos ainda firmes, álcool também equilibrado e final de média duração. No aroma de boca, após aerado, predominavam as notas terciárias.

Gostei muito do vinho, um bom preço considerando que se trata de um Chianto Classico Riserva, e me pareceu que está no seu ápice. Valeu a compra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.