14 de abril de 2017

Mais um bom rosé italiano

Diz o ditado que santo de casa não faz milagre. Isso pode até ser verdade, mas às vezes o santo pode dar só um empurrãozinho, e isso pode ser o suficiente. Meu pai não gostava de vinhos rosés. Tinha-os em baixa consideração, vinhos que simplesmente não valiam a pena. Comecei devagar, mostrando alguns mais encorpados, como os rosés de Malbec argentinos. E ele curtiu; quebrou a redoma. Mais tarde, quando viajamos juntos pela Provence, com um vinho melhor que o outro, ele incluiu os rosés da região em sua lista de boas referências.


Mesmo assim, fiquei surpreso quando ele contou que havia resolvido comprar uma caixa sortida de vinhos rosés, a partir de um anúncio de oferta do seu clube de vinhos, o Vinhoclube. Os rosés o conquistaram!

Nesse fim de semana, me preparando para irmos para o sítio dos meus pais, vi na adega dele um rosé italiano, de uma bonita cor salmonada, que fez parte daquela compra. Chamava-se Vallevò Rosato 2015, produzido pela Cantina Frentana, uma cooperativa da região de Abruzzo. O vinho era 100% Montepulciano, e foi classificado com a IGT Terre di Chieti, uma província dentro de Abruzzo.

Foto por Antonio Violi (veja outras fotos de Trabocchi, aqui)

Curiosidade: além do nome do vinho e da IGT, o rótulo exibe ainda o termo Costa dei Trabocchi. Um trabocco é uma espécie de cabana construída sobre o mar, em uma plataforma de palafitas, e conectada à terra por uma passarela de madeira. Esse tipo de estrutura, muito comum pela costa de Abruzzo, possui ainda redes presas por traves de madeira, usadas para pesca. O desenho do rótulo exibe uma silhueta estilizada de um trabocco.

Como adiantei, o vinho tinha uma bela cor salmão, brilhante e de média intensidade. Os aromas apresentavam um mix frutas vermelhas frescas e flores. Na boca, um corpo de leve para médio, acidez refrescante, álcool totalmente discreto (12,5%), e sabor que corroborava o nariz. Um vinho simples, mas fresco e saboroso, ideal para a beira da piscina, acompanhando petiscos diversos.


O vinho, fora da promoção, custa apenas R$46,40, no Vinhosite. Vale muito a pena.

Leitura adicional

Para quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho da Cantina Frentana, recomendo o texto:
The Wines of the Costa Dei Trabocchi at Cantina Frentana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.