Menu

20 de novembro de 2020

Faccin Malvasia Bianca 2018

Não existe uma só variedade Malvasia. São diversas variedades, muitas sem nenhuma relação genética entre si. Mas em geral são variedades aromáticas, e ricas em açúcar. Geram alguns vinhos licorosos muito bons, mas em geral, quando feitos vinhos brancos secos, tendem a ser meio chatos, muito aroma, até meio enjoativos, e sem uma acidez vibrante.

Mas o Faccin Malvasia Bianca 2018 me impressionou. Um amigo trouxe aqui em casa, e foi uma belíssima surpresa. Daí fui atrás para comprar mais.


A Faccin é uma vinícola familiar brasileira, que tem por objetivo produzir vinhos fora do obvio e naturais, com fermentação por leveduras selvagens, e mínima intervenção. O Malvasia Bianca é um vinho "laranja", isto é, um vinho branco que fermenta com as cascas - creio que a maior parte dos vinhos feitos assim, e os melhores, são feitos com variedades aromáticas, como as Malvasias. Voltando ao vinho, ele passa por uma trasfega para eliminar borras grossas, e é engarrafado na sequência, com borras finas, sem adição de sulfito.

Todas as técnicas e produtos normalmente usadas na vinificação "tradicional" ajudam a ter controle no processo, evitar (e corrigir) defeitos. Uma vinificação natural, por outro lado (como era feita antigamente, mas curiosamente não é chamada tradicional), é muito mais arriscada. Mas quando feito certo, o resultado é muito mais interessante. É exatamente o que temos neste vinho.

No visual, ele é de um dourado intenso, tendendo ao alaranjado, e turvo (por não ser filtrado). No nariz, uma explosão de aromas, com notas de guaraná, frutas tropicais, casca de tangerina, fermento fresco, flores amarelas e nenhum defeito. Tem baixo teor alcoólico (11,5%), alta acidez, sabor intenso, e alta persistência. Seu peso na boca é de um vinho de corpo médio, mas tem uma leveza que você não sente que bebeu muito vinho, mas quando vai ver, a garrafa acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.