22 de outubro de 2023

Vinha Solo Merlot 2009

Desde que me mudei para Portugal, praticamente só tenho tomado vinhos portugueses. Não foi nenhum esforço, pois há imensa diversidade e qualidade. Entretanto, é muito raro encontrar aqui vinhos sulamericanos; e brasileiros, nem pensar. Por isso, na minha última viagem ao Brasil, dei uma pausa nos portugueses, e aproveitei para matar a saudade dos vinhos brasileiros.

Fiz minhas encomendas pela Internet, e quando lá cheguei, já estavam à minha espera. Um dos vinhos que comprei foi o Vinha Solo Merlot 2009. Não conhecia a vinícola, mas a oportunidade de provar um vinho evoluído, somado a um baixo risco de R$78, encomendei duas garrafas. Normalmente não me arrependo dos vinhos que compro pelo Vinumday, e este não foi exceção.

O vinho tinha cor rubi de média intensidade, com reflexos granada. O aroma era intenso, e com um perfil evoluído e compatível com vinhos da Serra Gaúcha. A fruta ainda estava bem presente, e predominavam as frutas vermelhas, um pouco maduras um pouco secas. Escoltando-as, muitos aromas de evolução, principalmente do grupo dos terrosos, como cogumelos, terra úmida, chá, folhas secas, mas também couro, fumo e bálsamo. Na boca, um vinho intenso mas elegante, com corpo médio, taninos macios, e boa acidez. A persistência também é muito boa.

Eu comprei o vinho antes, e toda a pesquisa a seu respeito, só fiz a posteriori. A Vinha Solo é uma vinícola recente. Foi fundada por um arquiteto e um empresário, que 'desejavam produzir vinhos naturais' (citação do próprio site). Um detalhe interessante é que parece que os seus vinhos não estagiam em madeira: apenas longos estágios em garrafa, segundo as fichas técnicas. Mas achei estranha a informação de que plantaram 20ha de vinhas trazidas da Itália. Seria necessário trazer Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc da Itália, para plantar aqui? Não haveria oferta suficiente de clones já devidamente adaptados ao terroir da Serra Gaúcha?

Parece que certos vinhos brasileiros, quando ganham notoriedade, duplicam de preço. Isso pode vir a acontecer logo com os vinhos da Vinha Solo. Para já, os preços praticados no site da empresa já estão significativamente mais altos que os praticados na Vinhos e Vinhos. Por isso, quem quer prová-los, é bom não esperar demasiado.

2 comentários:

  1. Da Vinha Solo o primeiro que provei foi o Analema 2008, que não causou uma boa impressão. Provavelmente desequilibrado já. ALgum tempo depois tomei um Merlot não safrado, este sim agradou um pouco mais.

    Lendo seu texto, talvez eu deva dar mais uma chance aos vinhos deles.
    Vou ficar de olho aqui na Vinumday!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edward,
      no final de março, eu tomei o Analema 2008, e também não tive a mesma satisfação que tive com o Vinha Solo. Mas não sei se era o vinho ou eu. Duas semanas antes eu tive pneumonia, foram 10 dias de antibiótico, além de muito própolis; eu já iria retornar para Portugal e queria abrir um vinho com meu pai. Enfim, tomamo-lo, mas eu não estava nas melhores condições para apreciar nenhum vinho.

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.